PUB.

Município de Bragança lança concurso de 1,7 milhões de euros para "Preservar o Montesinho"

PUB.

Sex, 20/02/2026 - 13:38


O projeto vai avançar em três frentes, segundo a autarca

O Município de Bragança já lançou o concurso público da empreitada, integrada no projeto "Preservar Montesinho", um investimento superior a 1,7 milhões de euros.

O projeto pretende recuperar os valores naturais nesta área protegida. “Têm como objetivo fazer aqui um projeto integrado de renaturalização e salvaguarda de espaços naturais e de recursos patrimoniais em zonas do Parque Natural de Montesinho. A ideia é mesmo revitalizar e conservar estes valores patrimoniais do nosso parque”, avançou a autarca Isabel Ferreira.

A presidente da Câmara de Bragança conta que o projeto, cofinanciado pelo programa Norte2030, vai avançar em três frentes. “Primeiro, o ordenamento e valorização da zona ribeirinha do rio Baceiro – Ponte do Parâmio, na freguesia do Parâmio e freguesia de Espinhosela. Esta intervenção terá como objetivo a conservação e renaturalização do ecossistema ribeirinho, através de ações como a plantação de espécies autóctones, melhoria da vertente ecológica”, disse.

Em segundo, “a promoção e valorização da fauna silvestre, que inclui a recuperação da Antiga Escola Primária de S. Julião, união das freguesias de São Julião de Palácios e Deilão. A ideia passa por “criar um Centro Interpretativo e a instalação de pontos de observação em locais estratégicos do Parque Natural de Montesinho, com destaque para a valorização da fauna autóctone”, explicou.

E, por fim, revitalizar o “viveiro das trutas de França”, na freguesia de França, “abandonado há décadas”, com a “reabilitação de edifícios, criação de um centro interpretativo temático e implementação de um percurso pedestre interpretativo”, concluiu.

O projeto "Preservar Montesinho", visa reforçar a proteção da biodiversidade, recuperar habitats e valorizar o património.

Escrito por rádio Brigantia

Jornalista: 
Rita Teixeira