Distritos de Bragança e Vila Real continuam hoje sob aviso vermelho

PUB.

Ter, 05/08/2025 - 08:19


Nos dois distritos prevê-se que o aviso se mantenha até as seis da tarde, sendo que descem, depois, para aviso laranja, devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima

A persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima volta a deixar Bragança e Vila Real sob este aviso, tal como está o distrito de Vila Real, igualmente pelo segundo dia consecutivo.

Nos dois distritos prevê-se que o aviso se mantenha até as seis da tarde, sendo que descem, depois, para aviso laranja, devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.

Além de Bragança e Vila Real, continuam, hoje, no aviso mais grave os distritos de Viana do Castelo, Aveiro e Braga.

Refira-se ainda que todos os concelhos dos dois distritos estão em risco máximo de incêndio rural, o nível mais grave da escala. Significa isto que estão proibidas as queimas e queimadas e a utilização de máquinas agrícolas e respetivas alfaias só pode ser feita entre o pôr do sol e as 11 horas da manhã.

Neste momento, vigora ainda a situação de alerta para todo o território português, declarada pelo Governo. Esta medida foi tomada dado o agravamento das condições meteorológicas previstas pelo Instituto do Mar e da Atmosfera e tem como objetivo reforçar a prevenção e o combate a incêndios rurais. Na declaração de situação de alerta termina no fim do dia de quinta-feira. Até lá, está proibido o acesso, circulação e permanência em espaços florestais, bem como nos caminhos florestais e rurais. Está também proibida qualquer realização de queimadas e queimas, mesmo as que já tinham sido previamente autorizadas.

Ficam igualmente proibidos os trabalhos com maquinaria em espaços florestais e zonas rurais que impliquem risco de ignição, como motorroçadoras, corta-matos e destroçadores e máquinas com pá frontal. É ainda suspensa qualquer utilização de fogo-de-artifício e pirotecnia, independentemente da forma de combustão.

A partir das seis da tarde hoje prevê-se que os dois distritos baixem para aviso laranja, o segundo mais grave da escala.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves