PUB.

Antiga escola primária vai dar vida ao novo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão em Carção

PUB.

Qua, 18/02/2026 - 11:00


Este centro vai acolher 30 utentes com idades entre os seis e os 18 anos, que tenham alguma deficiência física ou cognitiva

Já foi aprovada a candidatura de 1 milhão de euros, no âmbito do Portugal 2030, ao município de Vimioso. O montante destina-se à criação de Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), onde estava a antiga escola primária de Carção.

O presidente da Câmara de Vimioso afirmou estar muito satisfeito com a aprovação e adiantou quais os objetivos deste centro. “É com imensa alegria que foi desbloqueado o financiamento e que vai ser possível essa construção. As competências vão ser possibilitadas através de contratação de profissionais da área, nomeadamente psicólogos, naturalmente assistentes sociais, que possam permitir que isso aconteça. Porque acima de tudo estas duas valências, quer as valências de autonomização para a inclusão, quer o centro de crianças de capacitação para a inclusão também”, disse António Santos.

O CACI vai poder acolher 30 utentes com idades entre os seis e os 18 anos, que tenham alguma deficiência física ou cognitiva. O autarca acredita que o projeto será uma mais valia para o concelho e salienta que não destina apenas às pessoas da região. “É sempre uma mais-valia para o concelho, porque estas valências funcionam em rede e vai ter uma capacidade para cerca de 30 jovens e crianças. Essa capacidade não se esgota naturalmente no concelho, daí que estejamos já a pensar em disponibilizar transporte dos concelhos, sobretudo do planalto mirandês”

Neste momento, o concurso público já está em curso. Segundo o autarca o processo poderá ser moroso, porque “obriga a pareceres e aprovação, porque afinal de contas eu penso que só lá para o mês de agosto ou setembro, terá a iniciar-se a construção, e cuja conclusão prevista também está, penso eu, apontada para o final do ano 2027”, concluiu.

O valor do equipamento ultrapassa o milhão de euros, conta agora com o apoio financeiro do programa Portugal 2030, aprovado no passado dia 12, sendo as restantes despesas suportadas pelo município.

Além do CACI, também estão a ser construídas, em Carção, seis residências autónomas também destinadas a pessoas com deficiência. Esta obra conta com um investimento de um milhão de euros financiado pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Escrito por rádio Brigantia

Jornalista: 
Cindy Tomé