AF Bragança acolhe projeto nacional da FPF para reforçar formação de guarda-redes

PUB.

Ter, 10/02/2026 - 10:28


A formação, que está a ser promovida nas 22 associações distritais e regionais, é creditada pela UEFA e IPDJ, contou com 60 formandos e a colaboração de 10 jovens guarda-redes de vários clubes do distrito de Bragança.

A Associação de Futebol de Bragança acolheu o projeto Programa +1 |Academia Nacional de Guarda Redes da Federação Portuguesa de Futebol, em Macedo de Cavaleiros.

A iniciativa pretende reforçar a formação e valorizar a posição de guarda-redes no futebol e no futsal, segundo Nélson Pereira, treinador de guarda-redes integrado nas equipas técnicas nacionais da FPF.

“A ideia deste projeto foi reativar algo antigo que existia na Federação, mas dar-lhe uma nova roupagem. E se nós, em termos de seleções nacionais, começarmos só no Sub-15, é muito importante perceber o que é que existe antes. E daí a proposta de ser do Sub-10 ao Sub-14, porque é onde nós temos que estimular os miúdos a gostarem da posição e, com isto, chegarmos a uma altura que temos um leque de escolhas muito maiores. Porque nós somos um país que temos bons guarda-redes, temos boa qualidade, mas não temos em quantidade. Por isso sabemos que isto é um projeto que vai funcionar a médio e longo prazo, porque é pensar no futuro.”

Até porque no que diz respeito ao futebol feminino, o cenário só piora. “No feminino realmente há uma lacuna muito grande, as miúdas não têm tanta tendência a cair para a baliza, mas já começámos a conquistá-las aos poucos.”

Sílvio Carvalho, coordenador técnico distrital da AF Bragança, salientou a satisfação devido à grande participação. “Foi ótimo que tenha havido esta adesão, porque sabemos que vai haver no futuro mais treinadores, e por isso é que eu convido sempre os treinadores a fazerem este tipo de formações específicas e a participarem nos nossos cursos de treinadores. Porque no futuro vai haver implementação a nível da federação de cursos específicos para guarda-redes”, concluiu o coordenador.

Ainda durante este encontro, Nélson Pereira reconheceu que a falta de cursos regulares continua a travar a certificação de treinadores de guarda-redes. “Nélson Pereira destacou que já há um curso oficial, no entanto reconheceu que “não têm acontecido com muita regularidade e é isso que se pede, é nisso que estamos a trabalhar”, disse, acrescentando que “é algo que deveria de ser descentralizado, porque nós conseguirmos também passar esses cursos para o domínio das associações distritais e iria a abrir a porta a muitas mais pessoas, devido à certificação. Penso que é um passo que vamos ter que dar mais cedo ou mais tarde, porque já existe para os cursos de treinadores de futebol, o treinador principal ou o adjunto, também podemos fazê-lo para o treinador de guarda-redes”, defendeu.

A formação, que está a ser promovida nas 22 associações distritais e regionais, é creditada pela UEFA e IPDJ, contou com 60 formandos e a colaboração de 10 jovens guarda-redes de vários clubes do distrito de Bragança.

Escrito por Rádio Brigantia.

Jornalista: 
Rita Teixeira