Lixeira a céu aberto em Macedo de Cavaleiros gera polémica

PUB.

Ter, 13/05/2008 - 07:41


A questão da lixeira a céu aberto em Macedo de Cavaleiros, no caminho entre a zona Florestal e a Estação de Tratamento de Águas residuais foi, mais uma vez, motivo de discussão na reunião de câmara. O vereador da oposição, garante que ainda nada foi feito para desmantelar a lixeira, depois de ter apelado para o problema há seis meses e mais recentemente há cerca de um mês.

O facto de a situação se manter leva Rui Vaz a apontar o dedo à autarquia acusando-a de desleixo. “Num concelho que teve um galardão Eco XXI e que é um galardão que foi atribuído com mérito da autarquia e o concelho está de parabéns por isso”, recorda o vereador. “Agora, efectivamente é lamentável que aquela lixeira se mantenha e ainda por cima, sabendo nós que a autarquia é a principal prevaricadora, ou seja quem está a fazer despejos naquele espaço é a Câmara Municipal, o que é grave”, considera Rui Vaz.

 

O vereador não gostou de saber que a autarquia desconhece quem é o proprietário do terreno. “É grave eu ter ficado a saber aqui, que o vice-presidente diz que não sabe de quem é o terreno”, lamenta o vereador da oposição. “Então a Câmara está a deitar lixo para um terreno, o qual não sabe de quem é, ou seja, não tem autorização para o fazer, isso é mais grave ainda”, reitera Rui Vaz afirmando que “só tenho é que lamentar, que esta situação, aliás como muitas outras, manifeste o desleixo que impera nesta autarquia”.

 

Em resposta, Duarte Moreno, o vice-presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros, garante que se vai proceder à limpeza do espaço e nega que seja a autarquia a responsável pelos despejos. “Vai-se proceder à limpeza e à colocação de uma placa de “proibido deitar o lixo” e com as coimas que são associadas”, esclarece o vice-presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros. “Claro que nego que é a própria autarquia que lá coloca o lixo, porque nós temos sítios próprios para deitar os nossos lixos, portanto, não acredito sequer que isso possa acontecer”, refere Duarte Moreno.

    O vereador socialista continua insatisfeito com a resolução do problema da lixeira a céu aberto, em Macedo de Cavaleiros, um município que ganhou um galardão Eco XXI. A autarquia garante que vai o terreno vai ser sujeito a uma limpeza.